terça-feira, 23 de março de 2010

Floripa: 284 anos....parabéns?

23 de março é a data de aniversário de Floripa. De Desterro. Cidade bela de paisagens naturais estonteantes e bucólicas; de mulheres bonitas e tranquilidade. Tranquilidade essa em extinção, ameaçada pelo progresso a todo custo, pela sanha dos empreendimentos milionários da especulação imobiliária e pela ganância, estupidez e incompetência de seus governantes.

Uma cidade com cara cada vez mais de Floriano Peixoto, o facínora. Roubos, assaltos e assassinatos, a cara mais perversa da urbanidade das capitais; o paraíso não é mais aqui. Legião de lúmpens se aglomeram e vagam feito zumbis pelo centro da cidade. Outra legião, a dos párias, se autoajudam em reuniões na maçonaria e na câmara de vereadores. Controlam tudo ao seu modo. A pior mobilidade urbana do Brasil. Um trânsito caótico que inferniza a paz de espírito dos trabalhadores. Todos sofrem em silêncio. A cidade parece amedrontada. Já é hora de enfrentar esse medo! Canalhas lançam um plano diretor absurdo. Mas "non passarán"! Tá escancarada a sanha destes vermes que só pensam em roubar e enriquecer cu$te o que cu$tar.

Com tanta obsessão em lotear a ilha com seus plutoempreendimentos, quero saber como vai escoar a merda, literalmente falando, sem um sistema de esgoto adequado. A resposta é simples: no mar! Matam a galinha dos ovos de ouro. Aquilo que atrai esses investimentos e o olho grande de quem por aqui vem querer desfrutar do "paraíso". Nadar na merda dos ricos deve ser terapêutico. Ao menos para os governantes da cidade, pois é isso que mais sabem fazer, ou seja, merda.

Floripa, 284 anos, parabéns? Queria desejar muitas felicidades e prosperidade, mas quem sabe um dia nos veremos livres daqueles que transformaram o paraíso em inferno. Que o diabo espete seu tridente eternamente no rabo dessa corja dominante!

Um comentário:

  1. Concordo com o texto em TODOS os sentidos, Márcio! Está cada vez mais difícil e desanimador habitar em Florianópolis e na Grande Florianópolis (que abrange a região continental) que também tomaram conta de forma desordenada!
    Abração!

    Dani

    ResponderExcluir