quinta-feira, 29 de julho de 2010

OSX, RBS, CBF, FIFA, PT, PSDB, CIA...uma verdadeira *Siglocracia

*Siglocracia - Por Siglocracia, podemos entender, Governo das Siglas. Elas estão em toda parte. Elas interferem no nosso cotidiano, nas nossas escolhas, nas nossas vontades...

Curioso, este tempo atual, permeado por avanços tecnológicos cujos desdobramentos atingem direta e indiretamente o curso de nossas vidas. O tempo virou refém da velocidade, da pressa. Precisamos ser claros e objetivos, sempre! E até na linguagem se percebe a mudança pragmática exigida pela racionalidade desse novo fenômeno; Uma mudança frenética de hábitos, atitudes, gestos, que nos joga contra a parede e sufoca nossa respiração. A internet e seus chats e MSN, como instrumentos Dromocráticos¹, são os indicadores do novo reinado da abreviação e das siglas. Em virtude de uma determinada preguiça mental, que paradoxalmente visa deixar mais "ágil" a comunicação diária, abrevia-se tudo em siglas; Desde meios de comunicação, empresas, partidos políticos, serviços secretos e até mesmo nomes de ex-presidente, times de futebol e Ong's (que já é uma sigla!).

¹Dromocráticos, ou Dromocracia, termo criado pelo filósofo e urbanista francês, Paul Virilio, em seu livro Guerra e Cinema, Ed. Boitempo . Dromo, do radical grego "corrida", "velocidade" e Cracia "governo".

Estamos cercados por siglas por todos os lados. Elas estão aí não se sabe pra ajudar ou confundir. Criar uma relação de dependência? talvez...Elas nos espionam e nos tornam seus escravos? Paranóia, mas ainda não suficiente pra nos deixar paranóicos o suficiente. Conspiram? Na maioria da vezes, sim...

Temos o caso da OSX que quer instalar um estaleiro em Biguaçu, região metropolitana de Floripa, cujo impacto ambiental será gravíssimo, embora a RBS busque frabricar um consenso favorável, aliado ao discurso de políticos, do PMDB, PSDB, PT, DEMO, que deveriam estar tocando piano na DP mais próxima, mas estão livres e soltos.
Só nesse parágrafo, foram citadas 7 (sete) siglas. Mas importa menos a quantidade de siglas existentes do que a sacanagem que elas podem cometer, provocar, sugerir, manipular, etc.(etc. também é uma sigla....!)

Uma sigla promovedora de grandes sacanagens por exemplo, é a CBF. Capitaneada pelo barão da bola no Brasil, o todo-poderoso capo, herdeiro do Chefe dos Chefes do futebol, Sr. João Havelange, o belga, o Dom Ricardo Teixeira (música tema de O Poderoso Chefão de fundo), a CBF se prepara para a organização da Copa do Mundo de 2014.

Sob ordens da maçônica FIFA, o Governo do Brasil deve curvar-se a seus interesses, e submeter-se a gastar cordeirinhamente grandes somas de dinheiro público para investir em estádios e infraestrutura. Com todo o lucro obtido retornando somente a patrocinadores, mídia, a própria FIFA e o comitê organizador do evento. Mas o País e o povo tem também a sua parte no negócio: É ficar macaqueando com pulos e gritos de BRAZIL-IL-IL em frente a telinha da Globo e com a cara pintada pra não deixar de esquecer quem somos....Teixeira, vai forrar os bolsos de grana, se tornará bilionário, assim como políticos e outras raças de meliantes envolvidos nessa farra, talvez menos importantes, mas tão tubaronescos quanto.

E o mesmo caso ocorrerá com as Olimpíadas de 2016, no RJ (epa!- siglocracia detected!)

Leiam, leitores e leitoras esta notícia, extraída da Folha de São Paulo, do dia 29/07 logo abaixo:

Nuzman decide destino do lucro do Rio-2016; governos arcam com prejuízo


O destino do dinheiro arrecadado com a Olimpíada do Rio de Janeiro-2016 será definido por uma comissão encabeçada por Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), com integrantes que são aliados e subordinados ao dirigente.

Assinada por Rodrigo Mattos, a matéria foi publicada na edição desta quinta-feira da Folha (a íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).

O destino dos lucros da Olimpíada é decidido conforme o contrato entre o Rio e o Comitê Olímpico Internacional, o Host City Contract. É obrigatório que a sobra do dinheiro seja aplicada no desenvolvimento do esporte no país, o que aconteceu nas edições anteriores dos Jogos. Assim, os governos municipal, estadual e federal não terão nenhuma devolução do valor investido no evento.

"Qualquer excedente será dividido de acordo com o determinado no Host City Contract, elaborado pelo COI: 20% para o Comitê Olímpico Nacional, 20% para o COI e 60% para aplicação em benefício do esporte no país-sede de acordo com determinação do comitê organizador em parceria com o Comitê Olímpico Nacional [COB]", explica a assessoria do Rio-2016.

De acordo com o estatuto do Rio-2016, se a Olimpíada no Brasil der prejuízo, os cofres públicos devem cobrir o buraco. Se der lucro, 80% do dinheiro ficará nas mãos do presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman.

Além dos investimentos os governos municipal, estadual e federal, o dinheiro virá de pagamentos do COI, de patrocínios, de venda de ingressos e de licenciamento de produtos, entre outros.

Para os Jogos de Pequim-08, a China revelou que seu comitê organizador teve lucro de US$ 146 milhões (R$ 268 milhões).

*********************************************************************************

HONRADOS MAFIOSOS*

O Senhor Carlos Arthur Núzman é um homem honrado. Assim como o "Doutor" Ricardo Teixeira, e João Havelange. O governador Pavan também é um homem muito honrado, bem como LHS, FHC (mais siglas...); O Prefeito Dário e toda câmara de vereadores são homens muito honrados também. Eike Batista é um homem honrado. José Dirceu ídem. Jorge Bornhausen é muito honrado. Daniel Dantas é um poço de honradez. Assim como Fernando Collor, Paulo Maluf e José Sarney. Pedro Sirotsky também ensina o filho de 14 anos a ser um homem honrado.
Faltou mais alguém? É muito homem público honrado neste país, neste estado e nesta cidade, que fica difícil relacionar mais alguns nomes aqui neste espaço. Pois seria muita injustiça não citar quem não seja honrado.

*Referência ao título do livro homônimo de Gay Talese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário